Realize seu sonho sem juros abusivos.
Conheça mais sobre o consórcio e tire possíveis dúvidas aqui!
O que é o consórcio?
O consórcio é uma forma de compra colaborativa que reúne pessoas com interesses semelhantes.
Uma administradora faz essa conexão, formando grupos com objetivos comuns, podendo ser a aquisição de bens ou contratação de serviços. Os tipos de consórcio são variados: alguns exemplos são os de imóveis, automóveis, veículos pesados e máquinas agrícolas.
Todos os contratos entre administradoras e participantes são regidos pela Lei 11.795/2008, garantindo a segurança necessária em transações de alto valor.
Como funciona um consórcio?
Adesão ao plano
Ao contatar a administradora, escolha o plano de consórcio que atenda às suas necessidades. Então, são definidos a duração do contrato, o valor da carta de crédito e o número de parcelas. Após isso, o participante receberá um número que servirá como identificação durante as assembléias.
Pagamento das parcelas
O valor escolhido na adesão ao plano é parcelado conforme o prazo do contrato. Os participantes pagam mensalmente suas parcelas, formando uma poupança coletiva que possibilita a contemplação de um ou mais consorciados do grupo por mês. As contemplações são realizadas a partir desse fundo comum.
Assembleia
A primeira assembleia é realizada após a administradora reunir o número mínimo de adesões. Após essa primeira assembleia, as reuniões ocorrem mensalmente.
Contemplação
A contemplação é o momento mais aguardado pelo consorciado, pois é quando ele adquire o direito de utilizar a carta de crédito para realizar sua compra.
No consórcio, há duas maneiras de um integrante ser contemplado: por sorteio ou por lance. Até o final do contrato, todos os consorciados do grupo receberão a carta de crédito.
Aquisição de bem
Ao receber a carta de crédito, o participante do consórcio tem a liberdade de escolher o bem que deseja adquirir dentro da categoria do seu grupo. A carta de crédito equivale a dinheiro à vista, conferindo maior poder de negociação na compra, permitindo que o contemplado adquira o bem no valor total e continue pagando a prazo.
Fim do plano
O encerramento ocorre quando o participante cumpre seus deveres e direitos com relação ao grupo, recebendo a carta de crédito e quitando todas as suas prestações.
Diferença entre consórcio e financiamento
O consórcio e o financiamento, embora semelhantes, têm diferenças importantes. Ambos são contratos entre duas partes com uma destinação específica dos recursos.
No consórcio, não há cobrança de juros, apenas a correção do crédito, assemelhando-se a uma poupança, e o bem só pode ser adquirido na contemplação.
No financiamento, há cobrança de juros e o bem pode ser adquirido imediatamente. O consórcio é ideal para quem busca adquirir um bem de forma mais justa sem pressa.
Quais são as taxas cobradas em um consórcio?
As taxas cobradas em um consórcio variam de acordo com cada administradora, sendo a taxa de administração a única obrigatória. Essa taxa é uma porcentagem do valor contratado pelo integrante e é dividida em todas as prestações, remunerando a administradora pelo gerenciamento do processo.
Não encontrou o que procurava?
Responda o formulário e nos pergunte o que precisar! Retornaremos o contato o quanto antes.
Caso prefira, pode nos contatar diretamente no WhatsApp:
(11) 99121-5087